Sauvignon Blanc e suas principais características
SAUVIGNON BLANC
Pronúncia: Sô-Vi-Nhom-Bla
Leveza, elegância e aroma refrescante são algumas das características mais marcantes da uva Sauvignon Blanc. Esta uva é responsável por alguns dos mais respeitados rótulos brancos secos do mundo elaborados no Vale do Loire, França.
Estabeleceu raízes nos quatro cantos do planeta – com destaque para a Nova Zelândia, Chile e Califórnia. A casta é uma das uvas brancas mais cultivadas pelo mundo, e pode produzir vinhos brancos com vários estilos, do Sauvignon Blanc mais fresco até o mais encorpado.
Sua principal característica é produzir exemplares secos, com notável acidez e com aromas herbáceos. Se a origem for francesa é provável que o limão se destaque; se for norte-americana, o pêssego-branco se sobressai; se for da Nova Zelândia, percebe-se muito maracujá; já no Chile, aparecem com mais intensidade melão e abacaxi.
Sua personalidade é tão forte que, independentemente da localização em que é cultivada, a uva mantém o seu caráter e nitidez. Além disso, são considerados vinhos jovens, pois devem ser consumidos preferencialmente entre o primeiro e o sexto ano após a sua colheita.
Todas essas qualidades mostram como o seu corpo se encaixa perfeitamente no clima tropical brasileiro e harmoniza bem com a culinária nativa.
CONFIRA NOSSAS OPÇÕES DE VINHOS SAUVIGNON BLANC
SANCERRE, A REGIÃO FRANCESA RENOMADA
Localizada ao leste no Vale do Loire, Sancerre, é uma das regiões vinícolas mais antigas da França, famosa por seus Sauvignon Blancs.
Dois dos mais famosos vinhos do Loire – Sancerre e Pouilly-Fumé – estão entre os mais flexíveis no quesito harmonização, sendo uma boa pedida com saladas de frango, salmão grelhada e pratos mais gordurosos. A razão, sem dúvida, é pela sua alta acidez. Secos ou refrescantes, possuem acidez nítida e firme que combinam bem com estilos gastronômicos distintos.
VALLE DE CASABLANCA, CHILE
Valle de Casablanca é menos tradicional que o Valle del Maipo, já que sua produção de vinhos começou só em 1982. Mas vem crescendo rapidamente desde então. São mais de 5 mil hectares de plantações nos arredores da Ruta 68, estrada que leva de Santiago para a região costeira de Viña del Mar e Valparaíso. Hoje é considerado o melhor lugar do Chile para a produção de vinhos brancos, principalmente o Sauvignon Blanc e o Chardonnay.
A influência marítima que o vale recebe faz com que a temperatura média seja moderada durante o período vegetativo, com neblinas matinais e uma amplitude térmica de até 19º entre o dia e a noite, o que favorece a lenta maturação das uvas. Isso cria excelentes condições para as variedades brancas, como Sauvignon Blanc e Chardonnay, refletindo-se na frescura e no intenso aroma cítrico de seus vinhos.
Curiosidades:
• Não é uma prática comum que a uva Sauvignon Blanc seja amadurecida em carvalho. De maneira geral, os enólogos preferem os tanques de aço e o desenvolvimento em garrafa;
Harmonização com a uva Sauvignon Blanc
Falando em culinária, um bom vinho sempre pede aquele acompanhamento especial – e para isso, a Sauvignon Blanc é a companhia perfeita para diversos pratos.
Se for apenas para recepcionar convidados ou familiares, os aperitivos são uma ótima pedida para esse vinho. Você pode servir carpaccio, guacamole ou queijos. Para os queijos, aposte nos que carregam um sabor leve, mas que tenha uma textura cremosa. Essas características você encontra no brie, mascarpone e os que são produzidos a partir do leite de cabra.
Mas se a ocasião é um jantar, o mais indicado são os pratos com carnes brancas, como aves, peixes e frutos do mar. Outra opção é servir massas com molhos cremosos, acompanhados de legumes e vegetais da primavera, como ervilhas, aspargos, brócolis e couve-flor.
Pratos que harmonizam com a Sauvignon Blanc:
1. Carpaccio;
2. Guacamole;
3. Queijo brie;
4. Carnes brancas;
5. Massas com molhos cremosos.