Vinhos Australianos
Quando pensamos em vinho normalmente vem à cabeça vinhos europeus, chilenos e argentinos, mas um país que vem se destacando nos últimos anos na produção de vinhos tintos e brancos é a Austrália.
A Austrália, junto com países como Argentina, Canadá, Chile, Nova Zelândia, África do Sul, Estados Unidos e até o Brasil, fazem parte do “Novo Mundo” dos produtores de vinho.
Os vinhos Australianos geralmente são encorpados e densos, saborosos e cheios de fruta, muito agradáveis de se beber e sempre acessíveis, características que conquistaram o mercado internacional, sendo classificados, inclusive, como alguns dos melhores rótulos de todo o mundo. Hoje a Austrália é um dos maiores produtores e exportadores sendo seus maiores compradores, Inglaterra e Estados Unidos.
Uma das uvas mais conhecidas é a Shiraz (elaborados com a variedade francesa Syrah, que na Austrália recebe o nome de Shiraz), é plantada em todas as regiões do país, mas que lá tem um estilo próprio de vinhos frutados e bom para quem está iniciando neste mundo. Além disso, outras uvas possuem destaque na região, entre elas estão as uvas Cabernet Sauvignon e Pinot Noir. Entre maravilhosos vinhos brancos da Austrália, os Chardonnays, recebem maior destaque, sendo muito reputados. Com aspecto frutado e maduro é a segunda casta mais plantada no país.
Para conhecer melhor essas características, a Adega Porto Fino inseriu em seu portfólio alguns dos melhores exemplares da terra do canguru. Vamos começar com Yellow Tail, hoje a marca Australiana mais vendida no mundo segundo a consultoria britânica Wine Intelligence. A filosofia do grupo Casela, que é a maior vinícola familiar do país, é produzir vinhos descomplicados, leves, fáceis de tomar, sem muito tanino. Possuem uma linha de engarrafamento de 36 mil garrafas por hora.
Vinho Australiano Yellow Tail tinto elaborado a partir de uvas do tipo shiraz. Apresenta coloração rubi escuro, aromas de frutas vermelhas e caramelo, somados a notas de especiarias, possui corpo médio e passa 4 meses em barril de carvalho francês. Ao paladar revela-se agradável, com taninos doces e leve amargor ao final. Ideal para acompanhar pratos com carnes vermelhas ou uma boa tábua de queijos.
Yellow Tail Cabernet Sauvignon
Yellow Tail Cabernet Sauvignon, vermelho-rubi intenso pouco concentrado. Nariz simples, sem complexidade, apresentando apenas uma leve nota herbácea e alguma reminiscência de fruta vermelha e coco, passa 4 meses em barril de carvalho francês. Em boca, taninos macios, acidez baixa, pouca concentração de sabor e álcool generoso. Final limpo, remetendo às sensações iniciais. Vinho simples, fácil de beber, que não apresentou a esperada tipicidade da variedade.
Elaborado na Austrália com selecionadas uvas 100% Chardonnay. Vinho branco com aroma de abacaxi e frutas frescas, com notas florais e sutil toque cítrico, sua coloração é amarelo palha, possui paladar leve, delicado e frutado, com acidez equilibrada, não passa por barril.
Outra dica da Adega Porto Fino são os rótulos Jacob´s Creek que originalmente é o nome do riacho que atravessa a região, localizada 80 quilômetros ao norte da cidade de Adelaide. Ele emprestou o nome à famosa marca de vinhos produzidos pela Orlando Wine, fundada por Gramp. Desde seu surgimento, a vinícola é reconhecida pelos exemplares de personalidade e elegância que produz e atualmente é um verdadeiro ícone da indústria australiana, além de um dos principais exportadores do país. Atualmente o tenista sérvio Novak Djokovic, o número 1 do mundo, é o embaixador da marca. Conheça os vinhos!