O Vinho do Porto
O Vinho do Porto é um vinho licoroso, ou vinho fortificado, produzido na região vitivinícola do Douro, em Portugal. O Vinho do Porto faz parte da história e da cultura de Portugal, podendo ser considerado como patrimônio do país.
Para produzir o Vinho do Porto, durante certa etapa do processo de fermentação é adicionada aguardente vínica, que interrompe a atividade das leveduras e a fermentação - esse processo é conhecido como fortificação. Após a fortificação, o vinho segue para a maturação em barricas de carvalho, podendo também envelhecer por mais um período em garrafa.
As principais categorias de Vinho do Porto são Ruby e Tawny, podendo ser classificados também como Reserva, Vintage, LBV (Late Bottled Vintage) e Colheita. Apesar de a grande maioria dos Vinhos do Porto serem tintos, há também o Vinho do Porto Branco.
Vinho do Porto Ruby
É o estilo mais jovem dos Vinhos do Porto. Elaborado a partir de um corte de vinhos jovens, envelhecidos por dois a três anos em barris de madeira e estagiando por pouco tempo na garrafa. Seu nome faz referência a coloração rubi intensa, é um rótulo com grande presença de aromas frutados.
Vinho do Porto Tawny
O Vinho do Porto Tawny é um rótulo mais elegante, estagiando por um período maior nos barris de madeira, entre três a oito anos. Apresenta coloração aloirada (tawny em inglês) e grande concentração aromática, onde destacam-se notas de frutas secas.
Vinho do Porto Reserva
O Vinho do Porto Reserva é uma categoria especial aplicável ao Vinho do Porto Ruby e ao Tawny. São rótulos elaborados com uvas selecionadas de alta qualidade, apresentando maior estrutura e complexidade.
Vinho do Porto Branco
O Vinho do Porto Branco é produzido a partir de uvas brancas nativas do Douro, envelhecendo por um período de dois a três anos, principalmente em tanques de aço inox, podendo também estagiar em madeira. Para melhor apreciar um Vinho do Porto Branco, recomenda-se servi-lo com pedras de gelo e uma rodela de limão ou na preparação de drinks.
Como harmonizar o Vinho do Porto
Assim como a maioria dos vinhos fortificados, a recomendação é servir o Vinho do Porto em taças menores, com bojo mais estreito e borda mais fechada.
O Vinho do Porto é ótimo como aperitivo, antes das refeições, mas também pode acompanhar uma grande variedade de pratos.
O Vinho do Porto Ruby, por ser um vinho mais jovem, combina bem com sobremesas à base de frutas vermelhas e queijos azuis. Já o Vinho do Porto Tawny é um ótimo companheiro para nozes, frutas secas e sobremesas à base de chocolate amargo.
Compre Vinho do Porto na Adega Porto Fino e receba em casa.