Vinho Reservado, Reserva e Gran Reserva
Entenda a diferença:
Vinho Reservado
O termo "Reservado" faz menção aos vinhos preparados em maior escala e geralmente é utilizado em rótulos de entrada, são de boa qualidade e possuem preços acessíveis. Além disso, são frutados e mais fáceis de beber.
Vinho Reserva e Gran Reserva
No geral encontraremos produtos com qualidade elevada. Porém cada país tem uma legislação diferente para classificar suas bebidas nesses padrões.
Novo Mundo
A maioria das regiões produtoras de vinho inseridas na América, Oceania e África do Sul não têm uma legislação específica para entrar nessa classificação. Geralmente os vinhos Reserva são feitos a partir de uvas selecionadas e passam certo período em barricas de carvalho. Da mesma forma, o Gran Reserva costuma ser o melhor vinho produzido pela vinícola, com as melhores frutas e envelhecido por mais tempo.
Velho Mundo
Na Europa, cada país permite o uso da palavra reserva de acordo com critérios diferentes.
- Na Espanha, um vinho Reserva descansa no mínimo 3 anos, sendo 1 deles em barril de madeira. Para ser Gran Reserva, 5 anos de descanso, 2 em barril.
- Na Itália, em Piemonte, um vinho só ganha a classificação Riserva se descansar por 5 anos, 3 deles na barrica de carvalho. Já na Toscana, os critérios são: o descanso por 27 meses e um grau alcoólico de pelo menos 12,5%.
- Portugal e França não possuem legislação nesse sentido, mas os conselhos regionais de cada país costumam ser criteriosos em regulamentar a classificação em seus rótulos.
Ou seja, Reservado, Reserva e Gran Reserva indicam a complexidade na elaboração dos vinhos e influenciam diretamente no seu valor de venda. Na Adega Porto Fino temos rótulos para todos os gostos e bolsos! Confira nosso PORTFÓLIO DE VINHOS e aprimore ainda mais o seu conhecimento sobre essa nobre bebida.